09 março 2017

Sobre ser feminista


Fui "obrigada" a ouvir (de um homem) que eu não me dou o valor de mulher, questionei ao mesmo qual é o valor de mulher e afirmei não saber da existência de uma tabela de valores (mulher virou mercadoria? De fato, não sabia!). 
Numa tentativa de argumentar, ele disse que tem umas que não se valoriza e que tem umas que não valem R$1.00 (agora to tendo quase certeza que sou uma mercadoria). 
Insisti para saber que tais valores são esses e por qual razão eu "não me dou" eles, os argumentos utilizados por ele foram: "Você não está se dando valor" "Você tem e não quer admitir" "Porque você sempre quer se rebaixar", questionei sobre de que maneira eu quero sempre me rebaixar, o mesmo perguntou pra que eu vou pra aula, se é pra comer merenda e que não ficaria 5 minutos em uma consulta comigo (não entendi exatamente qual é a relação da psicologia com isso), minha resposta foi: "pra ficar pensando quando eu ouvir uma babaquice dessa o que fazer" e que é um particular dele não ficar quantos minutos que seja numa consulta comigo (jamais irei mendigar pacientes, tenho competência suficiente pra conseguir pelos meus próprios méritos). 
Prontamente expliquei pra ele que se ele acha que eu tenho que ter um padrão e comportamento pra querer falar a asneira de que não me dou valor de mulher, que está perdendo o precioso tempo dele já que eu não vivo de acordo com o que os outros acham ou pensam sobre mim, que eu vivo do meu modo e que se isso pra ele não é dar valor de ser mulher, vou continuar não dando valor. Não parou por aí, ainda disse pra ele que quanto a eu me rebaixar na visão dele não está me dizendo absolutamente nada, não vou vou ser padrão de nada, não vou ser exemplo de nada, que eu sou o que eu acho que devo ser e que ninguém vai me impor quem eu devo ser e como eu devo me perguntar e que eu esperava que ficasse claro. Enfim, não houveram argumentos suficientes da parte dele para querer debater comigo sobre "valores".
O que quero dizer com tudo isso? Que é por essas e outras que eu apoio os ideais feministas e que as mulheres NÃO devem abaixar a cabeça pra esse tipo de "lição de moral" ou qualquer tentativa machista de colocá-las para baixo. NÃO somos obrigadas a viver de padrões impostos por uma sociedade de cultura totalmente machista.
Seja quem você quer ser, seja o que você quiser ser, independente do que as mentes fechadas, retrógradas e ortodoxas vão dizer!     
EMPODEREM-SE! IMPONHAM-SE!


- Agda Muniz

Nenhum comentário: